Sou Fortaleza

Rogério Caboclo crava data para o início do Brasileirão e faz planos para calendário de 2022




Em entrevista para o jornal O Globo, o presidente da CBF, Rogério Caboclo voltou a falar sobre o começo do Campeonato Brasileiro e também fez planos para o calendário de 20221. Durante o bate-papo, o mandatário da entidade nacional falou sobre a votação que houve 19 a 1, com relação a jogar fora do mando de campo e o time que votou contra foi o Athletico-PR.

“Propusemos aos 20 clubes da Série A que, para podermos lançar a data de 9 de agosto, haveria necessidade de uma aprovação de todas as autoridades sanitárias de nove estados e 11 cidades. E não temos isso hoje. Fiz a proposta no sentido de que admitissem uma reflexão sobre jogar fora do mando de campo para manter essa data íntegra, irretocável, caso todas as cidades não estejam liberadas. Houve votação de 19 a 1 a favor”, continuou – o Athletico-PR foi quem votou contra.

Para o dirigente, em momento algum foi cogitado concentração em uma cidade específica: “Se estão dispostos a jogar onde o futebol estiver autorizado, quero crer que nessa data (9 de agosto) teremos cidades suficientes para acomodar os jogos, considerando que não teremos torcida presente. Mas em momento algum foi cogitada concentração em uma cidade específica”, completou.

Questionado sobre o calendário de 2022, o mandatário completou: “A gente trabalha não apenas com o calendário de 2020. O calendário de 2020 já está bem traçado para a CBF. Vai invadir janeiro, fevereiro, pode chegar a meados do mês. Mas temos algumas premissas que vão além. Muita gente não leva em consideração. Nosso horizonte é a Copa do Mundo de 2022, marcada para começar em novembro. Obriga o nosso calendário a terminar pelo menos um mês antes, em outubro de 2022”, diz Caboclo.

Por fim, Rogério Caboclo completou: “Temos que encerrar 2020 na segunda quinzena de fevereiro, iniciar os estaduais na última semana do mesmo mês, o Brasileiro no final de maio de 2021. Devemos terminar a temporada de 2021 como o usual, na primeira semana de dezembro, retomando o calendário tradicional, com férias, pré-temporada. Em 2022, a temporada terá conclusão precipitada. Vai ser um exercício bem difícil”, previu.