Sou Fortaleza

Geraldino Saravá

Foto: Reprodução/ O Gol
Nome completo: José Geraldo Olímpio de Souza
Data de nascimento:29/08/1950
Posição:atacante

Geraldino Saravá foi um atacante na década de 70, sendo o maior artilheiro da história do Castelão e do Fortaleza.

Quem foi Geraldino Saravá?

José Geraldo Olímpio de Souza, conhecido com Geraldino Saravá, foi um atacante da década de 70, com grandes passagens por Ceará e Fortaleza, sendo o maior artilheiro da história do Tricolor de Aço (154 gols). Além disso, o goleador foi o atleta que mais fez gols no Castelão (98 gols) e no Romeirão (72 gols).

No Fortaleza atuou no chamado “Quadrado de Ouro”, ao lado de Moésio Gomes, já falecido, seu grande amigo. À época, a equipe do Leão do Pici contava com Pedro Basílio, Amilton Melo, Lucinho, Lulinha, Artuzão, Chinesinho, Louro e Zé Carlos. Ademais, Geraldino também é detentor de outros recordes, como jogador que fez cinco gols de bola parada em um único jogo, jogador que atuou por mais clubes cearenses, artilheiro do Campeonato Cearense sem ter feito nenhum gol de bola parada (28 gols), 22 gols em um campeonato nacional (nenhum deles de bola parada),

Já como técnico, Saravá foi campeão estadual pelo Icasa, em 1992. Hoje, reside em Juazeiro do Norte, é professor de Educação Física e ensina futebol para garotos.

A trajetória

Em 1968, Geraldino iniciou sua carreira pelo Icasa e por lá ficou até 1971. Na sequência, passou por Guarany de Sobral (1972), Fortaleza (72-78), Ceará (79), Ferroviário (80), Fortaleza (81) e Icasa (82).

Títulos

  • Fortaleza: Bicampeão Cearense (1973 e 1974).