Sou Fortaleza

Fortaleza tem déficit milionário com balanço financeiro do primeiro trimestre; veja valores

Foto: Alex Gomes

Nesse semana, o Conselho Deliberativo do Fortaleza realizou um reunião virtual para apresentação do balanço trimestral do clube. Este foi o primeiro de 2020 e teve um déficit de R$ 10 milhões. O documento foi aprovado por unanimidade de votos.

O valor negativo é devido ao clube ter tido receitas menores por ter disputado apenas a Copa do Nordeste, Copa Sul Americana e Campeonato Cearense. Outro ponto que ajudou ao Leão chegar nesse resultado vermelho foi a suspensão dos jogos devido a pandemia do novo coronavírus.

Porém neste ano, o clube vai ter duas grandes receitas: os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro pela Turner e Globo.  As emissora só vão começar a pagar no mês de agosto.

Veja a nota oficial do Fortaleza:

“A Diretoria Executiva vem cumprindo o orçamento aprovado pelo Conselho Deliberativo. Essas contas foram auditadas tanto por auditoria externa quanto pelo Conselho Fiscal e é natural que o primeiro trimestre seja deficitário. No primeiro trimestre de 2019, por exemplo, tivemos o déficit de 6,9 milhões e o resultado no fim do ano foi de um superávit de 3,4 milhões. O déficit que acontece no primeiro trimestre é compensado ao longo do ano e não impacta no planejamento financeiro do Fortaleza.

Esse resultado decorre de uma pratica contábil do clube, onde algumas obrigações são assumidas no início do ano, mas que apesar dos contratos serem celebrados e contabilmente, essas obrigações serem lançadas no início do ano, elas têm vencimentos ao longo do exercício e isso não quer dizer que o Fortaleza teve efetivamente um prejuízo.”